A urologia é a parte da medicina que cuida da avaliação e tratamento do aparelho reprodutor masculino e do aparelho urinário masculino e feminino. O que muitas pessoas não sabem é que o médico urologista também cuida da saúde feminina.

O urologista costuma ser reconhecido como o médico do homem, mas este profissional também pode ser procurado tanto por mulheres, como crianças, quando houver problemas relacionados à bexiga, infecção urinária e rins.

São na maioria os homens que acabam procurando um médico urologista. Os especialistas recomendam que homens a partir de 40 anos façam a primeira visita ao urologista. A partir dessa primeira consulta, será determinado a frequência das consultas posteriores de forma individual, de acordo com o risco de cada um para desenvolver os vários tipos de doenças urológicas..

O que um médico urologista faz?

No caso dos homens, ele vai avaliar e tratar questões como a ejaculação precoce, dor testicular, câncer de próstata, cálculo renal, falta de potência sexual, dificuldade de urinar, entre outros. Já nas mulheres, a grande procura é em relação à infecção urinária, incontinência urinária, cálculos urinários e o seu devido tratamento.

Por lidar com questões íntimas do corpo, as pessoas ficam envergonhadas e acabam não dando a devida atenção para certos sintomas. O problema é que eventualmente estes sintomas podem evoluir para sérias doenças no futuro, como por exemplo um câncer. Homens devem consultar um urologista sempre que notarem algo diferente em seu organismo envolvendo o aparelho reprodutor (pênis, testículos e próstata) e urinário.

Qual a importância de um urologista?

Segundo dados do Ministério da Saúde, o homem vive em média 7,8 anos menos do que as mulheres. E grande parte das doenças que atingem os homens, são problemas ligados à especialidade do urologista, como cálculo renal, câncer de próstata, câncer de pênis, câncer de testículo, disfunção erétil e a infertilidade masculina.

A urologia é uma especialidade médica que cuida do trato urinário do homem, das mulheres e de todo o sistema reprodutor masculino, que envolve testículos, epidídimos, ductosdeferentes, vesículas seminais, próstata e pênis. Além disso, o urologista se preocupa com os cuidados dos seguintes órgãos: rins, ureteres, bexiga, uretra e todos os órgãos do sistema reprodutor masculino.

Mesmo com a crescente procura dos homens pelo urologista, este número ainda é menor se comparado com a preocupação e cuidados das mulheres com o seu corpo. É preciso vencer o preconceito. Como dito anteriormente, a partir dos 40 anos, todo homem deve fazer sua primeira visita a um urologista. As mães podem levar os filhos adolescentes também ao urologista, principalmente após o início da vida sexual.