Os cálculos renais se formam em partículas cristalizadas, que podem de transformar em cálculos de diversos tamanhos. O tipo de cálculo mais frequente é composto por oxalato de cálcio, porém, existem também outras composições para a formação desses cálculos.

Existem pessoas que já possuem tendência a formação de pedras nos rins, em outras, porém, os compostos de urina evitam que esses cristais se formem. Independentemente de se ter ou não tendência, há alguns cuidados que são importantes, como a ingestão de bastante água, que auxilia o bom funcionamento do órgão. É importante também o controle da ingestão de determinados nutrientes importantíssimos para o corpo, que quando em excesso, podem causar a formação desses cristais, como: cálcio, sódio (sal), potássio e proteínas.

Alimentos que podem causar cálculos renais

Alguns alimentos podem potencializar o aparecimento de cristais nos rins e, por isso devem ser  consumidos controladamente, principalmente por pessoas que já tenham propensão a desenvolver o quadro. O excesso de sódio é um dos maiores vilões dos rins, que é encontrado em alimentos salgados, frituras e, principalmente, em alimentos industrializados, enlatados.

Abaixo, alguns alimentos que, em excesso, podem causar a formação de cálculos renais:

  • Amendoim
  • Café
  • Espinafre
  • Beterraba
  • Feijões
  • Chocolates
  • Bebidas alcoólicas
  • Batata doce
  • Carne

E, principalmente, alimentos ricos em sódio:

  • Sopas instantâneas
  • Embutidos: salame, mortadela, salsicha
  • Presunto
  • Refrigerantes
  • Fast-food
  • Alimentos empanados

Como a alimentação pode prevenir os cálculos renais?

É importante lembrar que para quaisquer hábitos alimentares, o consumo de pelo menos dois litros de água diários para uma pessoa adulta é fundamental, pois a água é responsável por garantir a saúde dos rins e o seu funcionamento. Outro excelente hábito para garantir a saúde dos rins é o consumo de vegetais crus e produtos integrais.

Alguns estudos também comprovam que alimentos ricos em vitamina K e ácidos cítricos são eficazes para impedir a formação de cálculos renais, tendo também o benefício de reforçar a mineralização óssea, prevenindo também osteoporose e osteopenia. Esses nutrientes normalmente são encontrados nas hortaliças e folhas verdes, como couve, brócolis, espinafre, repolho, alface, chá-verde, aspargo, boldo, salsa, limão, etc.