Em novembro, a companha Novembro Azul, que fala sobre a conscientização entre os homens sobre o câncer de próstata, foi muito divulgada. Mais precisamente no dia 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, a área da saúde chamou a atenção de homens com mais de 45 anos para a prevenção e o diagnóstico precoce desta tão temida doença.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de próstata é o mais comum entre os homens e o segundo tipo de câncer que acomete mais homens (o primeiro é o câncer de pulmão).

O câncer de próstata tem sido discutido cada vez mais nas mídias, por causa de alguns motivos como o preconceito, a falta de informação, as ideias equivocadas e por ser um tabu para muitos homens.

Combater o Câncer de Próstata

As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Esta doença aparece com maior frequência em homens com mais de 65 anos de idade. Alguns fatores podem aumentar o risco de aparecimento da doença, como caso de câncer de próstata na família ou um estilo de vida impróprio, alimentação inadequada e sedentarismo.

Sendo assim, é necessário ter em sua rotina práticas saudáveis, como exercícios físicos (seja uma caminhada, academia), ingerir bastante água, ter uma alimentação saudável (acrescentar na dieta legumes, verduras, frutas) e fazer o check-up anualmente. Evitar o consumo excessivo de carne vermelha, açúcar refinado, refrigerante, alimentos gordurosos, álcool, alimentos embutidos e industrializados também auxiliam na prevenção não apenas do câncer de próstata, mas de diversas outras enfermidades.

Apesar da campanha, não é apenas em um único mês, novembro, que os homens precisam se cuidar. É essencial que isto se torne uma rotina. O cuidado com a sua vida precisa ser o ano todo. Os médicos especialistas do Urocentro estão aqui em Brasília para cuidar da sua saúde. Portanto, agende sua consulta para um check-up e fique em dia com a sua saúde.