Motivo de apreensão entre os homens e deixado de lado por uma boa parte deste público, o exame de toque retal é fundamental para descobrir doenças na próstata, mais precisamente o câncer.

O fato de ser ignorado é uma questão sociocultural que, felizmente, está sendo revista pelos homens. Boa parte dos representantes do sexo masculino sabe que esse preconceito pode custar a vida.

O exame de próstata deve ser realizado por todos os homens com mais de 40 ou 45 anos, dependendo da orientação do urologista. O exame não causa dor e dura apenas poucos segundos.

A importância do exame de próstata

Este tipo de exame é importante para diagnosticar o câncer quando ele ainda está na fase inicial. A detecção rápida do câncer permite efetuar o tratamento de forma eficaz e aumenta as chances de sucesso e recuperação absoluta.

Normalmente, a morte do paciente ocorre quando a pessoa não faz o exame e não sabia que estava passando pela fase avançada da doença. Isto ocorre porque é comum que apareçam os primeiros sintomas do câncer somente alguns anos após o inicio do quadro.

Dicas para incentivar a realização do exame de próstata

É claro que este não é o exame mais confortável de ser realizado, mas é imprescindível que o homem esteja ciente da importância dessa avaliação para evitar o aparecimento de uma doença agressiva. Se você é o tipo de homem que tem vergonha ou fica preocupado só de pensar em fazê-lo, veja estas dicas que separamos especialmente para você:

Conte com a sua mãe, irmã, namorada, esposa ou amiga

Quando o assunto é a realização de exames preventivos, as mulheres são as campeãs. Acostumadas a lidar anualmente com mamografias, exames Papanicolau, ecografias e demais estudos utilizados na hora do check-up, as mulheres são as melhores conselheiras quando bate a dúvida sobre fazer ou não o exame.

Evite falar com outros homens, já que o preconceito existe e é um importante fator limitante.

Sua saúde em primeiro lugar

Se o seu objetivo é viver por muitos anos e ver os seus filhos crescidos e bem sucedidos, não hesite em realizar este exame. Conforme foi dito anteriormente, é rápido e indolor, ou seja, alguns segundos podem ser decisivos para uma vida mais longa e saudável.

Ainda é a melhor forma de diagnosticar o câncer de próstata

O exame de próstata é um exame importante. Em complemento ao exame de PSA, realizado no sangue, é uma das principais formas de realizar o diagnóstico da doença prostática.

Não deixe que o medo faça você sucumbir ao câncer.