O Human Papillomavirus (Vírus do Papiloma Humano), mais conhecido como HPV, é um vírus que provoca lesões de pele e de mucosa em homens e mulheres. Esta doença é considerada uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) e por isso exige os cuidados de um especialista logo nos primeiros sintomas.

Quais os Sintomas mais Comuns do HPV

Os sintomas mais comuns do HPV são o aparecimento de verrugas na vagina, no pênis e no ânus. São mais de 150 tipos de HPV existentes e quando não devidamente tratados, podem evoluir para a forma de um câncer.

É preciso fazer um diagnóstico precoce. Nas mulheres, é recomendado a ida ao médico ginecologista uma vez por ano para exames de Papanicolau, ultrassom e colposcopia. Muitas pessoas podem ter sido infectadas e não apresentarem sintoma algum. Por isso, o uso da camisinha é essencial para prevenir o HPV ou qualquer outra DST. Com o uso do preservativo, as chances de transmissão do vírus diminuem consideravelmente.

Ter uma vida saudável é sempre aconselhável, uma vez que um sistema imunológico fortalecido, dificulta qualquer infecção, inclusive a por HPV. A multiplicidade de parceiros sexuais também favorece a transmissão do vírus.

Atualmente existem vacinas contra o HPV, que são capazes de realizar a prevenção dos tipos de vírus mais presentes no câncer de colo de útero.