A bolsa testicular, uma estrutura saculiforme composta por pele e o músculo dartos, contém os testículos, epidídimos, artérias, veias e os ductos deferentes. A varicocele é uma dilatação das veias do plexo pampiniforme, causada por uma anormalidade na veia testicular.

A varicocele só ocorre na bolsa testicular e é muito semelhante a varizes, que podem ocorrer nas pernas. A varicocele pode levar à diminuição da produção de esperma, bem como de sua qualidade, o que em alguns casos pode ocasionar infertilidade. Ela também pode atrofiar os testículos, mas nem todas as varicoceles afetam a produção de espermatozóides.

Varicoceles são comuns e podem ser encontrados em 15% da população masculina em geral, e o mesmo índice está entre os adolescentes. Varicoceles geralmente se formam durante a puberdade e são mais comumente encontrados no testículo esquerdo, mas podem existir em ambos os lados.

O que faz uma Varicocele se desenvolver?

O cordão espermático contêm veias, artérias e nervos que suprem os testículos. Em veias saudáveis, válvulas fazem com que o sangue se mova em sentido único dos testículos para a veia cava no interior do abdome. Às vezes o sangue não se move através das veias como deveria, se acumulando e fazendo com que a veias aumentem de diâmetro e se tornem tortuosas.

Não há fatores de risco estabelecidos para o desenvolvimento de uma varicocele, e a causa exata não é clara. Um varicocele se desenvolve lentamente ao longo do tempo. A maioria dos homens são diagnosticados entre as idades de 15 e 25.

Métodos de tratamento para Varicoceles

Nem sempre é necessário tratar a varicocele. No entanto, quando ela se associa com atrofia testicular e infertilidade deverá ser corrigida.

Existem várias técnicas cirúrgicas para o tratamento da varicocele, variando de acordo com o caso e com a experiência do cirurgião. Geralmente as cirurgias são feitas por um pequeno corte próximo à região da virilha e o paciente permanece internado por aproximadamente 24 horas.

Após o tratamento da varicocele, o paciente normalmente apresenta melhora da sua fertilidade e o processo de atrofia testicular é interrompido.