Encontre aqui as respostas para suas dúvidas em Urologia.

Ou marque uma consulta e poderemos lhe explicar o que precisas saber.

Câncer de Próstata

O que é?

É um tumor maligno que se origina na próstata. Representa o segundo tipo de câncer mais frequente na população brasileira, estando atrás somente do câncer de pele.

Quais são os sintomas?

Não existem sintomas no estágio inicial da doença. Nos estágios mais avançados o paciente pode notar alteração da micção (urinar com dificuldade), perda de peso e dores ósseas.

Quem pode ter o problema?

A doença acomete homens, principalmente após os 50 anos de idade, embora possa ser vista em pacientes mais jovens.

Qual a causa?

Uma alteração genética (mutação) nas células da próstata.

Como é feito o diagnóstico?

Suspeita-se da doença quando existe alteração do exame de PSA ou do toque retal. A confirmação é feita através da biópsia da próstata.

Como é o tratamento?

Existem vários tipos de tratamento e o médico recomendará o mais indicado para cada tipo de paciente e para cada estágio da doença. Os principais tratamentos são: cirurgia para remoção da próstata (prostatectomia); radioterapia ou uso de remédios (bloqueio hormonal e quimioterapia).

Existe cura para o Câncer de próstata?

A grande maioria dos casos de Câncer de Próstata pode ser curado, desde que o diagnóstico seja feito precocemente. Por isso é importante que os homens com mais de 40 anos de idade mantenham seguimento conforme a orientação do seu Urologista.

Existe prevenção para o Câncer de Próstata?

Não há nenhuma medida preventiva específica para o Câncer de Próstata. Acredita-se que uma alimentação saudável, prática constante de atividade física e manutenção do peso corporal adequado podem diminuir as chances de aparecimento do câncer em geral.

A doença é hereditária?

A grande maioria dos casos de Câncer de Próstata é de origem espontânea, ou seja, não tem transmissão familiar.

Marque sua Consulta / Exame

Marque uma consulta e coloque sua saúde em dia!

Marque sua Consulta / Exame