Encontre aqui as respostas para suas dúvidas em Urologia.

Ou marque uma consulta e poderemos lhe explicar o que precisas saber.

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

O que é?

É uma doença benigna onde há um aumento do tamanho da próstata.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma é a dificuldade na hora de urinar. O jato urinário fica fraco e intermitente. A frequência urinária aumenta e o paciente pode acordar várias vezes durante à noite para urinar.

Quem pode ter o problema?

A HPB aparece com frequência em homens após os 45-50 anos de idade.

Qual a causa?

Uma alteração genética nas células da próstata que passam a se multiplicar sem controle.

Como o problema é descoberto?

O diagnóstico é feito através do exame de toque retal. Existem também outros exames que ajudam no diagnóstico e acompanhamento da doença: ecografia ou ultrassonografia da próstata, urofluxometria e estudo urodinâmico.

Como é o tratamento?

Existem vários tratamentos e a escolha por cada um vai depender da intensidade dos sintomas e se existe algum prejuízo para outros órgãos como a bexiga e os rins. Os tratamentos mais comuns são através de medicamentos ou cirurgia.

Quais são os tipos de cirurgias para o HPB?

Cirurgia aberta (convencional) ou endoscópica. A primeira é feita nos casos em que a próstata está muito aumentada ou quando existem outras doenças associadas. A segunda é uma cirurgia feita pelo canal urinário, sem cortes externos, podendo ser utilizado laser ou bisturi elétrico. Em todas as cirurgias, é feita a remoção de uma parte da próstata para que o paciente volte a urinar normalmente.

Marque sua Consulta / Exame

Marque uma consulta e coloque sua saúde em dia!

Marque sua Consulta / Exame