Encontre aqui as respostas para suas dúvidas em Urologia.

Ou marque uma consulta e poderemos lhe explicar o que precisas saber.

Tumor de Adrenal

O que são e para que servem as adrenais?

As adrenais ou supra renais são glândulas localizadas acima dos rins. Têm tamanho de cerca de 5 cm e são divididas em duas partes: externa ou cortical e interna ou medular. Têm importante função na produção de hormônios como: adrenalina, noradrenalina, cortisol, aldosterona e hormônios sexuais.

O que significa um nódulo de adrenal?

O nódulo de adrenal e encontrado em cerca de 4% dos exames de imagem abdominal realizados por qualquer motivo. Na grande maioria das vezes trata-se de lesão benigna.

O nódulo de adrenal precisa ser investigado?

Frente ao diagnóstico de exame nódulo na adrenal, duas perguntas devem ser respondidas:

  • Esse nódulo produz algum hormônio (é funcionante?)
  • Esse nódulo é maligno?

Para responder essas perguntas deve-se realizar uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética de abdome e também uma investigação detalhada com exames laboratoriais.

Um nódulo benigno é preocupante?

Todo nódulo adrenal de característica benigna deve ser avaliado hormonalmente através de exames laboratoriais. A maior parte dos nódulos adrenais benignos não são funcionantes (cerca de 70%).  Os nódulos adrenais funcionantes produzem uma quantidade exagerada de hormônio, e podem gerar algumas síndromes clínicas:

  • Síndrome de Cushing – nódulo produtor de cortisol
  • Feocromocitoma- nódulo produtor de adrenalina/noradrenalina
  • Hiperaldosteronoma (síndrome de Conn) – nódulo produtor de aldosterona.

O que é síndrome de Cushing produzida por nódulo adrenal?

É caracterizada por aumento de cortisol na circulação. O que pode gerar manifestações como: obesidade central, hipertensão, diabetes, estrias violáceas no abdome e coxas, fácies de lua cheia e acne.

O que é hiperaldosteronismo ou síndrome de Conn causada por nódulo adrenal?

É caracterizado por excesso de aldosterona na circulação.  Esse hormônio em excesso leva a retenção de água e sódio e excreção de potássio pelos rins. As manifestações clinicas são hipertensão de moderada a severa, hipocalemia (potássio baixo no exame de sangue), hipernatremia (sódio alto no exame de sangue).

O que é Feocromocitoma produzida por nódulo adrenal?

Feocromocitoma ocorre devido excesso de adrenalina/noradrenalina na corrente sanguínea. As manifestações são hipertensão de difícil controle, taquicardia, cefaleia, sudorese intensa. Os sintomas podem aparecer em ataques de curta duração várias vezes ao dia.

O que é carcinoma adrenal?

Carcinoma adrenal é uma neoplasia rara e de alta agressividade que origina-se no córtex da adrenal. Sua incidência é de 1 a 2 casos por 1.000.000 de pessoas por ano.  Esse tumor pode produzir hormônio, ou seja, ser funcionante ou não. Geralmente apresenta-se por grande tumoração de adrenal com invasão de órgãos vizinhos e as vezes com metástases.

Quais são as indicações de remover um nódulo ou tumor de adrenal?

Quando há suspeita de ser maligno ou quando é funcionante.

Como e feita a cirurgia para tumor de adrenal?

O melhor acesso para cirurgia de adrenal é por laparoscopia (opera-se por vídeo através de pequenos orifícios). Esse método tem a vantagem de ser minimamente invasivo, o que promove menor dor pós operatória, menor tempo de internação, menor necessidade do uso de analgésicos, retorno mais rápidos as atividades laborais e corriqueiras além de ser esteticamente mais aceitável. A cirurgia aberta (realizada por um corte no abdome) é reservada para tumores benignos muito grandes e para tumores malignos com suspeita de invasão de órgãos vizinhos.

Nos casos de nódulos sem indicação de cirurgia necessita-se fazer algum acompanhamento?

Os nódulos benignos e não funcionantes devem ser acompanhados anualmente através de exame de imagem e avaliação laboratorial.

Marque sua Consulta / Exame

Marque uma consulta e coloque sua saúde em dia!

Marque sua Consulta / Exame