Encontre aqui as respostas para suas dúvidas em Urologia.

Ou marque uma consulta e poderemos lhe explicar o que precisas saber.

Varicocele

O que é?

Varicocele é a presença de veias dilatadas no cordão espermático de um ou de ambos os testículos. O cordão espermático é a estrutura ligada ao testículo que contém os vasos sanguíneos, nervos e o ducto deferente.

Quais são os sintomas?

O paciente com varicocele não apresenta sintomas na maioria dos casos. Quando presentes são: dor testicular ou sensação de peso.

Quais são as consequências da varicocele?

As duas principais consequências da varicocele são a atrofia (redução do tamanho) do testículo e a infertilidade. Nem sempre esses problemas estão presentes e dependem da gravidade da varicocele.

Quem pode ter o problema?

O problema acomete homens jovens.

Qual a causa?

A causa da varicocele não está bem definida. Existem algumas hipóteses que sugerem que exista alteração no trajeto das veias e em suas válvulas, prejudicando o retorno do sangue do testículo. Esse prejuízo do retorno venoso com o tempo causaria uma dilatação e tortuosidade das veias testiculares.

Como o problema é diagnosticado?

A varicocele é diagnosticada através da história do paciente e do exame médico. A Ultrassonografia pode ser útil para confirmar o diagnóstico e para realizar a medida do volume dos testículos, que pode estar alterado pela doença.

Como é o tratamento?

Pacientes com graus leves de varicocele e sem prejuízo da fertilidade e do volume testicular são habitualmente acompanhados. Nos casos em que há necessidade de tratamento, ele é cirúrgico. O objetivo do urologista é interromper o fluxo sanguíneo das veias que estão doentes e dilatadas. A cirurgia pode ser feita por várias técnicas abertas, com incisões na região inguinal (“virilha”) ou através da laparoscopia, por pequenos orifícios no abdome.

Marque sua Consulta / Exame

Marque uma consulta e coloque sua saúde em dia!

Marque sua Consulta / Exame