Existem muitas dúvidas e preconceito a respeito desse exame entre os homens. No entanto, para detectar o câncer de próstata é importante a realização do toque retal. O exame de sangue PSA não difere o câncer de uma infecção na próstata, os níveis são elevados quando há alguma alteração, por isso ainda é necessário a realização do exame de toque, em alguns casos, para ver se existe a possibilidade de um câncer nessa glândula.

Quem devo procurar?

O médico responsável pela avaliação da próstata é o urologista. Marque uma consulta com ele regularmente ou ao menor sinal de alterações na urina, como ardência, coloração forte e mal odor. O profissional pedirá alguns exames para saber o que há de errado com a sua próstata.

Quem precisa fazer?

Homens com histórico da doença na família, possuem mais riscos de desenvolver a doença. Homens após os  50 anos também devem ficar mais atentos.

Como é realizado o exame?

Através do ânus do paciente, o médico  toca com o dedo indicador a parte anterior do reto, onde está localizada a glândula prostática. Caso perceba aumento, um endurecimento ou mesmo nódulos na glândula, pode recomendar outros exames para investigar se a alteração é um tumor ou não.