A campanha do Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Assim como existe o Outubro Rosa para informar as mulheres sobre o câncer de mama, a campanha do Novembro Azul é voltada principalmente para a conscientização dos homens sobre o câncer de próstata. O câncer de próstata é uma das maiores causas de morte masculina no Brasil.

Em 2011, cerca de 13 mil brasileiros morreram em decorrência do câncer de próstata, por isso a importância do exame a cada ano. Quanto antes é descoberta a doença, maiores as chances de cura.

Como é realizado o exame?

Existem dois exames necessários para se detectar o câncer de próstata, que são complementares e portanto imprescindíveis. O exame físico, mais conhecido como exame de toque, é realizado pelo médico e dura cerca de 10 segundos. Ele tem como objetivo analisar o tamanho da próstata, a consistência e se existem lesões palpáveis através do reto. O segundo exame a ser realizado é o de sangue, chamado PSA. Ambos são exames de rotina e devem ser feitos periodicamente.

Infelizmente ainda há muito preconceito com o exame de próstata, o que consequentemente afasta alguns homens da avaliação periódica e pode atrapalhar o diagnóstico precoce. Para que isso mude, a campanha do Novembro Azul chega para trazer a conscientização sobre a doença. É necessário acabar com o preconceito.

O câncer de próstata ocorre principalmente nos homens mais velhos. Por isso, recomenda-se que a prevenção seja feita a partir dos 40 anos, quando há casos de câncer de próstata na família. Não existindo, o homem deve se consultar com o urologista anualmente a partir dos 45 anos, para a realização dos exames de toque e de PSA, que são os principais meios para detecção da doença.