O câncer costuma assustar qualquer pessoa, e um dos tipos de câncer que afeta muitas pessoas é o câncer de bexiga. Esta doença, que tipicamente afeta mais aos homens,  se inicia nas células que revestem a parte interna da bexiga.

Causa do câncer na bexiga

Os médicos ainda não sabem explicar o porquê do surgimento da doença, mas assim como outros tipos de câncer, o de bexiga também está muito relacionado ao estilo de vida. O tabagismo e a exposição a substâncias químicas podem aumentar as chances do desenvolvimento desta doença.

A doença ocorre quando as células de uma região da bexiga sofrem mutação e começam a crescer de forma descontrolada.

Indícios de câncer de bexiga

Alguns sinais e sintomas que podem aparecer em pacientes com câncer de bexiga:

  • Sangue na urina: neste se caso, procure imediatamente um médico. Algo está errado com o seu organismo e é preciso verificar o que esta ocorrendo. Lembre-se que urinar sangue não significa que haja um câncer, podem haver outras razões.
  • Urinar com maior frequência: atente para a quantidade de vezes que vai ao banheiro e qual a quantidade de urina é eliminada.
  • Urinar com dor: é outro sinal que deve ser observado. Bem como no caso do sangue na urina, isto não é normal e precisa ser verificado. Também não significa dizer, que há automaticamente um câncer.
  • Dor lombar, óssea e dificuldade em urinar: estes sintomas são um alerta, pois podem representar um estágio avançado de câncer de bexiga. Se há também perda de apetite e peso, é preciso atenção redobrada.

Somente através de exames complementares é possível confirmar a presença câncer de bexiga e consequentemente programar o tratamento mais adequado, conforme o estágio da doença.

O tratamento envolve vários tipos de cirurgias, dependendo do grau e tipo do tumor, e medicações que são administradas no interior da bexiga.