Não, infecção urinária não pega, isso é um mito. A infecção urinária não é contagiosa. A doença acontece devido à alguns problemas como, por exemplo, baixa frequência miccional, deslocamanto de bactérias do intestino para a bexiga, cálculos renais e quando não existe higiene íntima após as relações sexuais.

Estima-se que 25% das mulheres já tiveram ou terão infecção urinária durante sua vida. Porém, não é correto afirmarmos que somente as mulheres terão infecções urinárias. A infecção pode acometer os homens também.

Acontece de ser mais numerosa a infecção em mulheres, devido a própria anatomia feminina, que facilita o aparecimento das infecções urinárias. A uretra feminina é bastante curta e desemboca próximo da vagina. Está também muito próxima da região anal, área que é contaminada até mesmo em pessoas com uma boa higiene. Estes são fatores que facilitam a sua incidência.

Fatores que acarretam a infecção urinária

Alguns fatores podem desencadear as infecções urinárias:

  • pouca ingestão de água
  • poucas idas ao banheiro para urinar
  • má higienização após evacuar
  • má higienização após urinar
  • má higienização após relações sexuais
  • alterações no hábito intestinal como diarreia ou constipação
  • infecções vaginais (vulvovaginites)
  • stress

Sintomas de infecção urinária

Os sintomas mais clássicos da infecção são dor ou ardor na hora de urinar e a necessidade frequente de urinar, porém eliminando apenas pequena quantidade em cada micção. Em alguns casos, é possível apresentar dor na região pélvica ou sangue na urina.
Prevenção da infecção urinária

Recomenda-se cuidados básicos de higiene, lavar bem o local após as micções, urinar sempre depois das relações sexuais, tomar banho após as relações sexuais, não deixar urina parada na bexiga por muito tempo, procurar urinar com mais frequência. É necessário também beber mais água para diluir a urina e lavar as vias urinárias. Estas recomendações são apenas para prevenção, contudo não irá garantir que não aconteça a infecção.

Tratamento contra a infecção urinária

O tratamento são de três a 14 dias de antibiótico. Por isso, é importante consultar sempre um urologista para saber qual o medicamento correto, quanto tempo de medicação e principalmente se a infecção é uma simples cistite ou uma pielonefrite (uma infecção mais forte que acomete o rim).