Sim, infelizmente a disfunção erétil pode atacar homens de qualquer idade, seja por problemas físicos ou psicológicos, o que acaba impossibilitando o aproveitamento da vida sexual com plenitude. A falta de tempo dos dias atuais, do stress e a ansiedade fazem com que os jovens também sofram com a disfunção.

Em uma idade precoce esse problema pode ter consequências negativas na vida do jovem, principalmente psicológicas. O mais importante é compreender as causas e atuar de forma preventiva.

A campanha do Novembro Azul tenta sensibilizar todos os homens para a importância dos exames no combate do câncer de próstata, entre outras doenças. A saúde sexual masculina é uma questão muito importante e infelizmente fala-se muito pouco sobre o tema no dia-a-dia.

Quais são as causas da disfunção erétil nos jovens?

As causas da disfunção erétil entre homens mais maduros e mais jovens podem ser bem diferentes. Os mais velhos sofrem normalmente por condições pré existentes como diabetes, pressão alta e  colesterol elevado.

Já nos mais jovens, a disfunção erétil pode ser uma consequência de problemas psicológicos como, por exemplo, a ansiedade, a depressão, problemas de relacionamento com a parceira.

Alguns problemas de ereção são causados pelo consumo de álcool, drogas ou o cigarro, além de aumentarem o risco de outros problemas de saúde.

Como prevenir a disfunção erétil?

Ter um estilo de vida saudável é a melhor forma de prevenção para este e tantos outros problemas de saúde. Uma dieta equilibrada e a rotina de exercício físico reduzem o risco de desenvolver outros problemas que possam contribuir para o agravamento da disfunção erétil.
Diminuir ou extinguir o consumo de álcool e cigarro. É muito bom ter no relacionamento uma abertura para conversa com a parceira, a ajuda de um terapeuta é válido e, claro não esquecer de fazer anualmente um check-up com o urologista.