A próstata é uma glândula sexual masculina, que produz o fluído prostático. Este fluído prostático contribui para a criação do sêmen. O câncer de próstata é um tipo de câncer que ocorre nesta glândula, que está localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra.

Sintomas do Câncer de próstata

Existem alguns sintomas, que podem indicar a presença de um câncer de próstata. São eles:
dores lombares ou na bacia, problemas de ereção, dificuldade para urinar e sangramento pela uretra.

Porém, os sintomas relacionados ao câncer de próstata somente aparecem na fase mais avançada da doença, quando o tumor já possui um tamanho considerável ou já deu origem à metástases. Nas fases iniciais o câncer de próstata não ocasiona nenhum sintoma.

Como diagnosticar o Câncer de próstata

Todos os homens a partir de 40 anos devem passar por uma avaliação urológica onde através da história clínica, exames laboratoriais e exame físico o médico pesquisará a possibilidade de um câncer prostático e determinará o risco futuro de desenvolvê-lo.

A partir dessa avaliação inicial, de acordo com o risco individual de cada paciente em desenvolver a doença, o médico urologista irá traçar uma estratégia de acompanhamento futuro, definindo os exames a serem realizados e a sua frequência (anual, bianual, após 45 anos, etc.)

O exame de PSA e o toque retal não são excludentes, por isso que em alguns casos é importante realizar ambos os exames. Eventualmente serão pedidos exames adicionais, como a ultrassonografia. O toque retal pode identificar outros problemas além do câncer de próstata. O PSA, por sua vez, tende a aumentar com o avanço da idade e com o aumento do tamanho da próstata. Um valor mais elevado não significa a primeira vista a presença de um câncer.

Como é o tratamento?

Existem vários tipos de tratamento. É primordial a realização de uma consulta urológica, pois somente o médico poderá recomendar o melhor tratamento para cada estágio da doença e para cada tipo de paciente.

Os principais tipos de tratamentos são: cirurgia para remoção da próstata (prostatectomia radical), a radioterapia, o bloqueio hormonal ou a quimioterapia. Como dito anteriormente, estes tratamentos estão associados à diferentes estágios da doença e tipos de paciente.

Existe cura para o Câncer de próstata?

A grande maioria dos casos de Câncer de Próstata podem ser curados, desde que o diagnóstico seja feito precocemente. Por isso é importante que os homens procurem o urologista, sejam avaliados e recebam a orientação de como é o melhor seguimento em seu caso.

Existe prevenção para o Câncer de Próstata?

Uma alimentação saudável, a prática constante de atividade física e a manutenção do peso corporal podem diminuir as chances de aparecimento do câncer em geral.