Varicocele é a dilatação das veias presentes na bolsa testicular. É também conhecida como varizes do testículo ou varizes do escroto, pois a dilatação das veias é muito parecida com a que acontece nas pernas, no caso das famosas varizes.  Estima-se que 20% dos homens no mundo possam ter varicocele.

Esta doença silenciosa se desenvolve devagar e pode causar a infertilidade no homem, mesmo que ocorra em somente um dos testículos. Nem todo homem infértil tem varicocele e nem todo homem com varicocele é infértil. Mas a doença representa cerca de 40% dos casos da infertilidade masculina.

Diagnosticando a varicocele

O diagnóstico é feito pelo exame físico, realizado por um urologista. Na maioria dos casos a varicocele é encontrada no lado esquerdo, mas pode ocorrer nos dois lados. A varicocele é mais comum na puberdade, mais exatamente em homens entre os 15 e os 30 anos.

A doença é classificada em 3 graus:

– Grau I – varicocele pequena, sendo palpável apenas com aumento da pressão abdominal (tossir ou assoprar contra uma resistência).

– Grau II – varicocele de tamanho médio, sendo facilmente palpável.

– Grau III – varicocele grande, não só é palpável como é bem visível.

Homens com varicocele geralmente não manifestam sinais ou sintomas. Raramente há ocorrência de dor. Podemos citar como sintomas o inchaço no escroto, devido ao aumento da pressão sanguínea ou ainda uma sensação de peso na bolsa escrotal. O mais comum mesmo é o homem notar a presença de veias dilatadas no testículo. Podem haver diferentes graus de dilatação, que podem ser somente confirmados com um exame de ecografia da bolsa testicular com doppler.

Causas da varicocele

As causas da varicocele ainda não são totalmente claras, mas muitos especialistas acreditam que a varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão espermático não estão funcionando adequadamente. Isso faz com que exista refluxo de sangue, causando inchaço e alargamento das veias. Esse é basicamente o mesmo processo que leva à formação de varizes dos membros inferiores.