Os cistos renais são áreas de dilatações, com conteúdo líquido, com aparência de bolhas, que aparecem no rim. Os rins ocupam uma importante função no organismo, pois filtram o sangue, controlam os níveis de sal e ajudam a regular a pressão arterial. Os cistos renais aparecem com mais frequência a medida que a pessoa vai ficando mais velha e é mais comum em homens.  Podem estar relacionados a doenças mais graves, mas na maioria das vezes são cistos chamados de “simples”, que não trazem nenhuma repercussão para a saúde. Alguns tipos de cistos são herdados geneticamente. Os cistos renais são diagnosticados por exames de imagem, como a ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Normalmente os cistos são encontrados por acaso, quando os exames são feitos por outros motivos.

Causas

Não existe uma causa definida para o aparecimento dos cistos renais simples e solitários. Quanto aos cistos múltiplos, que aparecem mais raramente e que podem causar prejuízo no funcionamento do rim, esses são ligados a alteração genética, podendo até ser herdado dos pais.

Sintomas

Embora na maioria dos casos sejam inofensivos, é necessário identificar e controlar, para evitar problemas futuros. Entre os sintomas possíveis estão à dor nas costas e abdômen, febre, aparecimento de sangue na urina e dependendo dos casos, pressão alta.

É preciso deixar claro que o cisto renal simples não vira câncer, embora algumas vezes seja confundido com um tumor. Em raros casos, os cistos podem conter tumores em seu interior.

Tratamento

Nos casos em que há necessidade para o tratamento de cistos renais, é possível fazer através de uma aspiração com agulha ou por cirurgias laparoscópicas e abertas. O importante é avaliar o tipo e acompanhar a evolução destes cistos. Por isso, consultas regulares com o médico especialista são muito importantes.

Cuidados gerais

Vale lembrar que os cistos na imensa maioria das vezes não estão associados ao câncer, e são frequentes no processo de envelhecimento do ser humano. Eles não comprometem a função renal, mas seu aparecimento não pode ser ignorado. Os cistos devem ser avaliados detalhadamente e se necessário acompanhados pelo médico competente.