A urologia é uma especialidade da medicina que analisa possíveis problemas do trato urinário de homens e mulheres. Também cuida do sistema reprodutor dos homens, como os testículos, as vesículas, a próstata e o pênis.

Os órgãos que são estudados pelos urologistas incluem os rins, os ureteres, a bexiga urinária, a uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino.

O que faz um urologista?

Realiza o diagnóstico de problemas relacionados ao trato urinário e faz cirurgias urológicas. É também responsável pelo exame preventivo da próstata. Cálculo renal, câncer de pênis, câncer de testículo, disfunção erétil, infertilidade masculina, entre outros.

Quais são os órgãos tratados pela urologia?

Adrenais ou Supra-renais

São duas glândulas que ficam na parte de cima dos rins. São órgãos fundamentais para a produção de hormônios essenciais, para o controle dos sais do organismo e também na produção de corticoides naturais do nosso corpo.

Rins

São dois órgãos em forma de feijão localizados na região lombar que são responsáveis pela manutenção do equilíbrio orgânico através da filtração do sangue, após a filtragem as impurezas são eliminadas pela urina.

Ureteres

São dois tubos, um de cada lado, responsáveis pelo transporte da urina dos rins à bexiga.

Bexiga

É uma bolsa de músculo que tem a função de armazenamento e esvaziamento da urina.

Na Urologia existe uma área específica de intercâmbio com a Ginecologia que chamamos de Urologia Feminina. Essa área é responsável pelo tratamento da incontinência urinária na mulher e das infecções urinárias de repetição..

Uretra

É a parte final do trato urinário, sendo o canal que leva a urina para fora do nosso corpo

Próstata

É uma glândula existente só nos homens no formato de uma noz, localizada logo abaixo da bexiga.

Testículos

São as duas glândulas sexuais masculinas, equivalentes aos dois ovários das mulheres. Eles produzem os hormônios masculinos (testosterona) e os espermatozoides.

Ductos Deferentes

São dois canais que transportam os espermatozoides dos testículos até as vesículas seminais.

Vesículas seminais

São duas estruturas, uma de cada lado, que ficam logo atrás da próstata e que funcionam como depósito de esperma.

Pênis

O pênis é composto por três cilindros constituídos por um tecido esponjoso.