A próstata é uma glândula masculina que tem por finalidade produzir o sêmen – substância que serve como transporte para os espermatozoides até o óvulo. Localiza-se próximo à bexiga e por esta razão, muitos dos problemas associados à próstata também acabam afetando a bexiga, e vice-versa.

Conheça alguns dos principais problemas que podem acometer a próstata:

Hiperplasia prostática benigna (HPB): é uma doença caracterizada pela multiplicação benigna das células da próstata. Quando esse aumento acontece, a próstata comprime a uretra, podendo causar dificuldade para urinar. Os sintomas mais comuns são aumento da frequência urinária, micção noturna e jato urinário fraco. Se não for tratada, a hiperplasia pode provocar outras doenças, como infecção urinária e em graus avançados até mesmo insuficiência renal.

Câncer de próstata: também é caracterizada pelo processo de multiplicação das células da próstata, porém essas células podem invadir tecidos vizinhos ou até mesmo órgão distantes. É um problema sério, um dos tipos de câncer mais frequente entre os homens e, quando diagnosticado, precisa ser tratado imediatamente. Os sintomas do câncer de próstata avançado são semelhantes ao da hiperplasia, porém em sua fase inicial (quando há maiores chances de sucesso nos tratamentos) é silencioso, enfatizando ainda mais a necessidade da realização de exames de rotina.

Prostatite: esse problema caracteriza-se por uma infecção bacteriana na próstata e pode ser aguda ou crônica. Seus principais sintomas são alterações no ato de urinar, ardor, dor pélvica e na prostatite aguda observa-se também febre, mal-estar e calafrios.