A infecção urinária é um assunto muito amplo, devido às suas muitas possibilidades de origens e sintomas. O sintoma mais comum é a dor para urinar, chamada disúria e sua origem costuma ser a uretra.

No entanto, é preciso estar atento, pois há diferentes tipos de infecção urinária. A cistite, por exemplo, é a infecção que acomete a bexiga e pode gerar os seguintes sintomas:

  • Sangue na urina, que apesar de preocupar, na verdade, não é algo tão grave quanto se pensa;
  • Vontade constante de urinar. Apesar da vontade constante em urinar, a quantidade de urina é pequena. A bexiga está vazia mas muitas vezes o paciente sente que não a esvaziou por completo;
  • O mau cheiro, que geralmente é um sinal de bactéria na urina, ou grande concentração de ureia, substância responsável pelo odor;
  • Perda involuntária da urina, ou seja, urinar sem perceber. Além da vontade constante de urinar, o paciente também pode ter dificuldade em segurar a urina e algumas vezes não consegue nem mesmo chegar ao banheiro à tempo, perdendo urina involuntariamente.

Sintomas raros de infecção de urina

Algumas infeções de urina, mesmo que sejam raras, podem necessitar de um atendimento mais urgente, como é o caso da uretrite. Acometem a uretra e além dos sintomas tradicionais aparecem sempre acompanhadas de corrimento uretral.

Esse corrimento é caracterizado pela saída de pus através do canal da uretra. Sua causa geralmente são Doenças Sexualmente Transmissíveis e que, frequentemente, vem acompanhadas de dor e ardor ao urinar. Nesse caso, é preciso procurar um urologista e fazer exames para detectar e fazer o tratamento correto.

Tipos graves de infecção de urina

Infecção de urina pode acabar se tornando um problema grave quando não é diagnosticada e tratada de modo correto. A Pielonefrite, infecção de urina que acomete o rim é um dos tipos graves da doença.

Entre os sintomas também está a presença de sangue na urina, febre acompanhada por calafrios, que é um sintoma comum quando se trata de infecções, mas não está presente nos casos de cistite e uretrite, náuseas e vômito.

Podem haver alterações notáveis no estado de consciência, se a infecção não for diagnosticada e tratada à tempo. O paciente pode até mesmo apresentar desorientação.

De qualquer forma, sempre que houver suspeitas de que algo está acontecendo com o seu corpo, procure um médico especialista.