O câncer de próstata é um tumor que ocorre em uma glândula do corpo masculino, a próstata, que localizada abaixo da bexiga. Geralmente acomete homens com mais de 50 anos de idade. 

A causa da maioria dos casos de câncer de próstata não é conhecida, contudo pesquisadores descobriram alguns fatores de risco e estão estudando para entender melhor como esses fatores tornam as células prostáticas saudáveis em células cancerígenas.

Os pesquisadores começaram a entender, nos últimos anos, como algumas mutações no DNA das células funcionam. Aí podem estar algumas respostas para este problema. Há pessoas que podem ter maior tendência para o desenvolvimento de certas doenças, como alguns tipos de câncer.

Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Já os genes que retardam a divisão celular ou que levam as células à morte no momento correto são as chamadas de genes supressores de tumor.

Os cânceres podem ser causados por alterações do DNA, que podem ser herdadas de um dos pais, como no caso das leucemias infantis. Podem também ser adquiridas durante a vida, quando as células do corpo se dividem para formar duas novas células.

Sintomas do Câncer de próstata

A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável. Sendo assim, a consulta regular com o urologista é imprescindível.

Os pacientes podem sentir dores lombares, problemas de ereção, dores na bacia ou nos joelhos e sangramento pela uretra.