Infecção urinária é a presença anormal de microrganismos em alguma região do trato urinário como, por exemplo, rins, bexiga, uretra ou ureteres. São conhecidos como cistite (bexiga), uretrite (uretra) e pielonefrite (rins). A maioria das pessoas que sofrem deste mal são mulheres, que podem apresentar as bactérias no trato urinário.

A infecção ocorre quando a bactéria entra no sistema urinário por meio da uretra ou pelo sistema circulatório e se multiplica em alguma parte do sistema urinário. O trato urinário costuma expelir corpos estranhos, contudo algumas vezes as defesas falham e as bactérias passam a se multiplicar dando início a uma infecção.

Causas da infecção urinária

As causas podem variar de acordo com o local da infecção, sendo que os tipos mais comuns de infecção urinária são a cistite e a uretrite.
A principal via de entrada das bactérias é pela uretra, sendo as principais causas o ato sexual, a constipação intestinal e as infecções ginecológicas (corrimentos ou vulvovaginites).
Raramente ocorre pela circulação sanguínea.

Cistite

As cistites são muito comuns, principalmente nas mulheres. Seus sintomas começam de repente e são caracterizados por dor ou ardência ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro, porém com pouca eliminação de urina, com dor no baixo ventre e às vezes uma presença de sangramento no final da micção.

Pielonefrites

As pielonefrites são infecções que atingem os rins, sendo consideradas de maior gravidade. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores nas costas e mal estar.

Uretrite

A uretrite pode ter causa infecciosa ou não infecciosa.

A uretrite infecciosa pode estar relacionada a alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST) e é dividida em dois grupos: uretrites gonocócicas e não gonocócicas. As gonocócicas são causadas pela bactéria Nesseria gonorrheae e as não gonocócicas são causadas por diferentes tipos de germes, como por exemplo a Clamídea.

A uretrite não infecciosa pode ser química, quando causada pelo uso de substâncias químicas, como os espermicidas ou traumática quando se origina de traumatismos como, por exemplo, uma cirurgia, ato sexual mais vigoroso ou a presença de um corpo estranho.