Apesar dos avanços tecnológicos e de comportamento humano que temos vivenciando nos últimos anos, ainda há uma forte resistência por parte dos homens em fazer o exame de próstata.

Apesar de já haver uma maior conscientização, ainda existe um preconceito arraigado, que impede muitas pessoas de buscar esse tipo de cuidado com a saúde. Por isso é de extrema necessidade que se alcance uma maior conscientização, por meio de campanhas, como o Novembro Azul, de que a prevenção é o caminho a se seguir. O câncer de próstata é o segundo câncer que mais causa mortes masculinas no Brasil.

O que é o exame de toque retal

Este exame possibilita o diagnóstico do câncer de próstata em seu estágio inicial, o que permite o tratamento e aumenta consideravelmente as chances de cura. Caso a doença não seja diagnosticada cedo, as chances de cura diminuem drasticamente.

Ao fazer o toque, qualquer alteração notada pelo urologista é investigada com exames adicionais para que seja verificada a existência de câncer. Caso isso não seja feito, a doença pode se desenvolver apresentando os primeiros sintomas somente depois de vários anos. Este tempo é suficiente para que o tumor cresça livre e ocupe locais de difícil acesso ao tratamento. Como evitar? Fazer as avaliações periódicas com o Urologista, que frequentemente incluem o exame de toque retal e a dosagem do PSA.

De que forma é feito o exame de próstata

Há muito folclore em torno de um exame que dura, em média, 15 segundos. O urologista, que é o especialista indicado, realiza a palpação da próstata com o dedo indicador, através do canal anal do paciente. É verificado o tamanho, a superfície, a consistência e a presença (ou não) de nodulações no órgão.

Além de preconceito, o medo da dor é outro fator que faz homens evitarem este exame. Mas os especialistas alertam que há apenas um incômodo durante aqueles segundos. A próstata só é dolorosa quando está acometida por algum processo inflamatório ou infeccioso – prostatite.

Atualmente, com tantos recursos para o tratamento e cura do câncer de próstata, não faz o menor sentido deixar de fazer um exame que dura somente 15 segundos, para colocar a própria vida em risco. Cuide de sua saúde e não dê nenhuma chance para o desenvolvimento do câncer prostático!