O câncer de próstata é um dos tumores mais frequentes no homem. É uma doença que pode levar ao óbito se não for descoberta e tratada. Caso o diagnóstico seja precoce, no início da doença, as possibilidades de cura podem superar a taxa de 90%. Com essa informação, cabe aos homens assumirem uma postura ativa e responsável diante da sua saúde.

A próstata

A próstata é uma glândula masculina do tamanho de uma noz, localizada na parte baixa do abdômen, situando-se abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo por onde a urina é eliminada. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal.

O câncer

Câncer de próstata é o tumor maligno mais comum em homens idosos. Os fatores de risco incluem idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. O câncer de próstata é mais frequente negros e menos frequente em asiáticos.

O que causa o câncer de próstata?

Não se sabe ainda com precisão a causa do câncer de próstata, mas pesquisas sugerem uma combinação de fatores hormonais, genéticos, alguns hábitos alimentares e condições ambientais como fatores de risco para desenvolver a doença.

Pesquisadores começaram a desvendar como algumas mutações no DNA das células podem fazer com que as células normais se desenvolvam de maneira anormal, formando o câncer. O DNA contém as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento de todas as células. O DNA também pode influenciar o risco de desenvolver certas doenças, incluindo diversos tipos de câncer.

Ainda segundo pesquisas, os canceres podem ser causados por alterações do DNA que se transformam e desativam os genes supressores de tumor. Estas alterações podem ser herdadas dos pais, ou adquiridas durante a vida, se as células do corpo sofrem mutações.