Cirurgias da Bexiga.

A bexiga é um órgão oco, em forma de esfera, de paredes elásticas e localizado na pelve. É responsável pelo armazenamento da urina até o momento da micção. Sua capacidade varia de 40ml no recém-nascido até 500ml no adulto.

Os problemas mais comuns da bexiga, que podem ser tratados por cirurgia, são a incontinência urinária, os tumores vesicais e os cálculos. Os tumores vesicais e os cálculos são frequentemente tratados por endoscopia, onde o aparelho de cirurgia é introduzido pelo canal urinário, sem incisões externas. A incontinência urinária pode ser corrigida por várias técnicas, com a utilização ou não de implantes e com incisões mínimas.

Quem Deve Fazer o Procedimento?

Como é o Procedimento?

O procedimento é realizado com raquianestesia. Um aparelho guiado por uma microcâmera é introduzido no canal urinário até a bexiga. A lesão da bexiga é removida por um bisturi especial e normalmente são retirados pequenos fragmentos que serão enviados para exame (biópsia). Ao final da cirurgia é colocada uma sonda para drenagem e limpeza da bexiga. O paciente permanece internado por 2 a 3 dias.

Exige Preparo?

Exige jejum e exames pré-operatórios.

Exige Repouso?

Exige repouso de 1 semana.

Quem Deve Fazer o Procedimento?

Pacientes com câncer de bexiga e que não exista a possibilidade de remoção de somente a lesão.

Como é o Procedimento?

O procedimento é realizado com anestesia geral. Consiste na remoção da bexiga através de uma incisão na parte inferior do abdome. Quando realizada para tratamento de câncer de bexiga, alguns órgãos podem ser removidos em conjunto, como próstata, útero e uretra. Após a remoção da bexiga o urologista utiliza uma parte do intestino do paciente para construir uma nova bexiga que servirá para armazenar a urina produzida. É colocado um dreno no interior do abdome que é retirado antes da alta hospitalar. Alguns pacientes precisarão de uma bolsa plástica definitiva aderida ao abdome para coleta de urina. Necessita internação de aproximadamente 7 dias.

Exige Preparo?

Exige jejum e exames pré-operatórios.

Exige Repouso?

Exige repouso de aproximadamente 30 dias.

Quem Deve Fazer o Procedimento?

Pacientes com diagnóstico de incontinência urinária de esforço, que não são candidatas ou que não responderam a tratamentos menos invasivos como a fisioterapia urológica.

Como é o Procedimento?

A cirurgia é feita com raquianestesia. Uma pequena incisão é feita no interior da vagina. Uma tela especial (de polipropileno) é inserida entre a parede da vagina e a uretra e a incisão é fechada com pontos. Normalmente são feitas mais duas incisões milimétricas, logo acima do osso púbico para fixação da tela.
Durante o procedimento, o interior da bexiga é inspecionado por cistoscopia para verificar se a tela foi bem posicionada. A paciente permanece internada por 1 dia.

Exige Preparo?

Exige jejum e exames pré-operatórios.

Exige Repouso?

Exige repouso de 1 a 2 semanas.

Marque sua Consulta / Exame

Marque uma consulta e coloque sua saúde em dia!

Marque sua Consulta / Exame