Cirurgias de Rim

Os rins são os órgãos responsáveis por “filtrar” e eliminar as impurezas do sangue, além de produzirem hormônio. São órgãos pares, com aproximadamente 10cm de comprimento, localizados na parte posterior do abdome, ao lado da coluna vertebral.

As principais doenças renais tratadas através de cirurgia são a calculose, os tumores e as malformações. A cirurgia renal foi uma das áreas da Urologia com maior avanço tecnológico nos últimos anos. A maioria das cirurgias para cálculos são feitas por endoscopia, sem a necessidade de incisões. As cirurgias para o tratamento dos tumores renais estão sendo feitas por laparoscopia (pequenos orifícios no abdome) e cada vez mais tem se preservado o órgão, retirado somente a área doente. As malformações, como os cistos renais e estenoses do canal de drenagem do rim (JUP – junção uretero-piélica), também estão sendo operadas por laparoscopia na grande maioria dos casos.

Quem Deve Fazer o Procedimento?

Pacientes que tenham câncer, infecções graves (abscesso) ou mal funcionamento do rim.

Como é o Procedimento?

O procedimento é realizado com anestesia geral. Consiste na remoção do rim e em alguns casos da gordura e cápsula que o envolve, bem como os gânglios que estão em sua proximidade. Pode ser feito por cirurgia aberta, através de uma incisão no abdome ou pela técnica de laparoscopia, onde o rim é “desconectado” das estruturas que o envolvem através de pequenos orifícios no abdome e retirado por uma pequena incisão abdominal. O médico urologista decidirá, baseado no caso em questão, qual a melhor técnica se aplica ao caso do paciente. Necessita internação de aproximadamente 3 dias.

Exige Preparo?

Exige jejum e exames pré-operatórios.

Exige Repouso?

Exige repouso de 2 a 3 semanas, dependendo da técnica utilizada.

Quem Deve Fazer o Procedimento?

Pacientes com insuficiência renal crônica que tenham indicação ou já estejam em diálise.

Como é o Procedimento?

Realizado com anestesia geral. É feito uma incisão na parte lateral e inferior do abdome e o rim doado é implantado nesse local (fossa ilíaca). Os vasos do rim doado são conectados aos vasos do receptor e ao final do procedimento o ureter do rim doado é conectado à bexiga do receptor. É colocado um dreno no abdome e uma sonda na bexiga que são removidos antes da alta hospitalar. Necessita internação de aproximadamente 10 dias para recuperação cirurgia e adaptação às medicações contra rejeição.

Exige Preparo?

Exige jejum e exames pré-operatórios.

Exige Repouso?

Exige repouso de 4 semanas.

Quem Deve Fazer o Procedimento?

Pacientes que tenham grandes cistos renais que estejam comprimindo outros órgãos vizinhos e ocasionando dor.

Como é o Procedimento?

A cirurgia é feita com anestesia geral e por laparoscopia (pequenos orifícios no abdome). O cisto renal é esvaziado e sua membrana removida para diminuir a chance de recidiva. O paciente permanece internado por 1 a 2 dias.

Exige Preparo?

Exige jejum e exames pré-operatórios.

Exige Repouso?

Exige repouso de aproximadamente 7 a 14 dias.

Marque sua Consulta / Exame

Marque uma consulta e coloque sua saúde em dia!

Marque sua Consulta / Exame