Muita gente tem dúvida sobre as atividades praticadas pelo Urologista dentro da medicina, mas ele é que o médico especialista em cuidar do genital masculino e de seu aparelho reprodutor. Para as mulheres este papel é exercido pelo Ginecologistas. Além disso, o Urologista também cuida das doenças do rim, vias urinárias e adrenal em homens e mulheres, principalmente nos casos em que o tratamento é através de cirurgia.

Veja exemplos de algumas doenças que podem acometer ambos os sexos e são tratadas pelo Urologista:

Nestes casos o Urologista atende qualquer paciente, seja ele homem ou mulher, e pode acompanhar o caso até finalizar o tratamento.

Quando o homem deve procurar um Urologista

Cuidar da saúde é muito importante, mas alguns homens adiam bastante a consulta com um urologista, mesmo que preventiva. Quando há qualquer anormalidade da região genital, seja desconforto, dor, ardor, é necessário averiguar.

O Urologista, apesar de também atender mulheres nos casos citados acima, deve ser procurado pelos homens anualmente para exames de prevenção e diagnósticos nos seguintes casos:

Investigar algumas alterações na urina, ou dores na região lombar, pode minimizar o tratamento e a complicação de doenças simples, como a infecção de urina, por exemplo.

Quando a mulher deve procurar um Urologista

Os Urologistas também desempenham um papel importante na saúde da mulher, mas apenas no que diz respeito ao sistema renal, ou seja, urina e rins, não entrando na parte reprodutora feminina.

Desta forma, as doenças exclusivamente femininas tratadas por Urologistas são:

Nesses casos o médico Urologista irá iniciar um tratamento adequado para solucionar a infecção urinária. Para maior chance de sucesso do tratamento é preciso que ao notar os primeiros sintomas, a mulher marque uma consulta, tendo um diagnóstico rápido e uma recuperação fácil.