Andrologia é a subespecialidade da Urologia dedicada ao estudo e ao cuidado da saúde masculina. Mais especificamente o que se refere à função sexual masculina, ao sistema reprodutor e às questões hormonais.

Da mesma forma que o ginecologista cuida do corpo da mulher, o andrologista é o médico responsável por cuidar da saúde sexual e reprodutiva do homem.

É comum confundir a Urologia com a Andrologia, contudo são duas áreas de atuação diferentes. O urologista atende homens e mulheres, pois trata das doenças do sistema genito-urinário de forma geral. Enquanto o andrologista possui um enfoque na área sexual e reprodutora masculina, sendo rotineiramente procurado para fazer exames e tratamentos relacionados à essas áreas, além da avaliação hormonal masculina.

Outra confusão frequente é entre as áreas de Urologia e Proctologia. São especialidades distintas que cuidam de problemas diferentes. O proctologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento das afecções que acometem o trato digestório terminal. Os órgãos analisados são o cólon, o reto e o ânus. As principais doenças são os tumores colo-retais, a doença hemorroidária e até prisão de ventre e a síndrome do intestino irritável.

É extremamente importante que o homem consulte um andrologista para fazer acompanhamento dos problemas relacionados à área sexual, reprodutora e hormonal masculina. O profissional trata da saúde do homem de todas as idades, desde o início da vida sexual até a 3ª idade.

Algumas doenças específicas podem ser melhor diagnosticadas por esse profissional, pois ele possui conhecimentos e especialização suficientes para identificar o problema. O andrologista trata problemas como disfunção erétil (impotência), infertilidade, ejaculação rápida e o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM) ou andropausa.