-
Exame da Próstata
O que é?
É o exame físico da próstata feito pelo médico urologista para avaliar possíveis doenças da próstata. É também chamado de toque retal ou exame digital da próstata.
Como é realizado o exame da próstata?
O exame é realizado no consultório e faz parte da avaliação física do paciente. A próstata está localizada bem próximo da parte final do intestino grosso, chamada de reto. Por esse motivo ela é facilmente apalpada através do ânus.
O que o médico avalia durante o exame?
O médico urologista consegue avaliar o tamanho e consistência do órgão e se existem nódulos, que são lesões suspeitas para o Câncer de Próstata.
Quem deve fazer o toque retal?
O médico urologista é quem indica quais os pacientes que devem fazer o exame físico da próstata (toque retal), baseado na idade, história clínica, exames laboratoriais e histórico de acompanhamento.
Qual a frequência?
Para o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata, o exame é normalmente realizado a cada 1-2 anos em homens com mais de 45 anos de idade.
Necessita preparo?
Não é necessário nenhum preparo especial para o exame.
-
Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
O que é?
É uma doença benigna onde há um aumento do tamanho da próstata.
Quais são os sintomas?
O principal sintoma é a dificuldade na hora de urinar. O jato urinário fica fraco e intermitente. A frequência urinária aumenta e o paciente pode acordar várias vezes durante à noite para urinar.
Quem pode ter o problema?
A HPB aparece com frequência em homens após os 45-50 anos de idade.
Qual a causa?
Uma alteração genética nas células da próstata que passam a se multiplicar sem controle.
Como o problema é descoberto?
O diagnóstico é feito através do exame de toque retal. Existem também outros exames que ajudam no diagnóstico e acompanhamento da doença: ecografia ou ultrassonografia da próstata, urofluxometria e estudo urodinâmico.
Como é o tratamento?
Existem vários tratamentos e a escolha por cada um vai depender da intensidade dos sintomas e se existe algum prejuízo para outros órgãos como a bexiga e os rins. Os tratamentos mais comuns são através de medicamentos ou cirurgia.
Quais são os tipos de cirurgias para o HPB?
Cirurgia aberta (convencional) ou endoscópica. A primeira é feita nos casos em que a próstata está muito aumentada ou quando existem outras doenças associadas. A segunda é uma cirurgia feita pelo canal urinário, sem cortes externos, podendo ser utilizado laser ou bisturi elétrico. Em todas as cirurgias, é feita a remoção de uma parte da próstata para que o paciente volte a urinar normalmente.
-
Câncer de Próstata
O que é?
É um tumor maligno que se origina na próstata. Representa o segundo tipo de câncer mais frequente na população brasileira, estando atrás somente do câncer de pele.
Quais são os sintomas?
Não existem sintomas no estágio inicial da doença. Nos estágios mais avançados o paciente pode notar alteração da micção (urinar com dificuldade), perda de peso e dores ósseas.
Quem pode ter o problema?
A doença acomete homens, principalmente após os 50 anos de idade, embora possa ser vista em pacientes mais jovens.
Qual a causa?
Uma alteração genética (mutação) nas células da próstata.
Como é feito o diagnóstico?
Suspeita-se da doença quando existe alteração do exame de PSA ou do toque retal. A confirmação é feita através da biópsia da próstata.
Como é o tratamento?
Existem vários tipos de tratamento e o médico recomendará o mais indicado para cada tipo de paciente e para cada estágio da doença. Os principais tratamentos são: cirurgia para remoção da próstata (prostatectomia); radioterapia ou uso de remédios (bloqueio hormonal e quimioterapia).
Existe cura para o Câncer de próstata?
A grande maioria dos casos de Câncer de Próstata pode ser curado, desde que o diagnóstico seja feito precocemente. Por isso é importante que os homens com mais de 40 anos de idade mantenham seguimento conforme a orientação do seu Urologista.
Existe prevenção para o Câncer de Próstata?
Não há nenhuma medida preventiva específica para o Câncer de Próstata. Acredita-se que uma alimentação saudável, prática constante de atividade física e manutenção do peso corporal adequado podem diminuir as chances de aparecimento do câncer em geral.
A doença é hereditária?
A grande maioria dos casos de Câncer de Próstata é de origem espontânea, ou seja, não tem transmissão familiar.