

Algumas pesquisas realizadas pelo site da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) mostraram que as pessoas conhecem a existência das suprarrenais e suas características gerais. 71% dos entrevistados afirmaram se tratar de uma glândula, porém, 7,8% destes acreditavam que se tratava de um hormônio. Para aumentar os conhecimentos gerais sobre as glândulas adrenais, conheça abaixo oito curiosidades sobre esse órgão tão importante para o nosso corpo:
A bolsa testicular, uma estrutura saculiforme composta por pele e o músculo dartos, contém os testículos, epidídimos, artérias, veias e os ductos deferentes. A varicocele é uma dilatação das veias do plexo pampiniforme, causada por uma anormalidade na veia testicular.
Apesar dos avanços tecnológicos e de comportamento humano que temos vivenciando nos últimos anos, ainda há uma forte resistência por parte dos homens em fazer o exame de próstata. Apesar de já haver uma maior conscientização, ainda existe um preconceito arraigado, que impede muitas pessoas de buscar esse tipo de cuidado com a saúde. Por isso é de extrema necessidade que se alcance uma maior conscientização, por meio de campanhas, como o Novembro Azul, de que a prevenção é o caminho a se seguir. O câncer de próstata é o segundo câncer que mais causa mortes masculinas no Brasil.
A estenose uretral consiste num estreitamento de uma parte da uretra, que pode provocar a redução ou até a interrupção total do fluxo urinário. Qualquer área da uretra pode ser afetada. O estreitamento pode variar em alguns milímetros ou abrangê-la em toda a sua extensão. Os exames mais utilizados para detectar a estenose uretral são estes: urofluxometria (avalia a força do jato urinário, que é afetado pela estenose); uretrocistografia (verifica o local e a extensão do estreitamento); cistoscopia (examina o local da estenose por meio de um endoscópio especial).
Esta cirurgia é uma das mais realizadas pelos urologistas. Tem como objetivo a desobstrução da uretra, quando comprimida pela próstata. É feita em pacientes com próstatas grandes e que apresentam muita dificuldade para urinar ou que estejam utilizando sonda urinária continuamente.
O tratamento da varicocele está indicado quando a doença for clinicamente detectável e estiver associada a alteração do espermograma (fertilidade reduzida), ou quando houver redução importante do tamanho do testículo do lado afetado pela varicocele. Em geral, o problema aparece dos 15 aos 30 anos, e a tendência é tratar logo após o diagnóstico, nos casos em que exista indicação. Alguns estudos mostram que o acúmulo de sangue nas veias dilatadas ao redor do testículo aumenta a temperatura, e temperatura mais alta pode prejudicar o desenvolvimento do testículo.
** Ao preencher o formulário acima, seus dados estarão protegidos e serão de uso exclusivo do Urocentro Brasília.
SGAS 915, Centro Clínico Advance - Sala 356 - Asa Sul, Brasília
Como chegar(61) 98625-8802
(61) 3345-4200
Segunda à sexta-feira: de 8h às 21h
Sábado: de 8h às 12h
SHLS 716, Conjunto C - Térreo - Sala 24 - Asa Sul, Brasília
Como chegar(61) 3346-7612
Segunda à sexta-feira: de 8h às 21h
*Não atendemos aos sábados nesta unidade
“Oferecer serviços na área de urologia com excelência e manter um atendimento humanizado”.
Em meados de 1980, a totalidade de médicos urologistas na Capital Federal mal ultrapassava a casa dos trinta profissionais, cujas atividades se desenvolviam predominantemente no serviço público. O Hospital de Base do Distrito Federal era a unidade hospitalar onde se concentrava a maior parte destes e que tinha por escopo prestar assistência médica urológica a população de Brasília e entorno e de fomentar a formação de novos profissionais.
A prestação de serviços no setor complementar privado, em sua maior parte, era fragmentada ou mesmo praticada de forma individualista e quase sempre orbitando em torno da força do setor público.
Testemunhando o crescimento e desenvolvimento de Brasília, em 1986, quatro profissionais oriundos do Hospital de Base juntaram esforços com o núcleo do Hospital Santa Luzia, constituindo o UROCENTRO – Centro Urológico de Brasília, com sede no Hospital Santa Luzia.
O grupo inspirou-se na missão de oferecer serviços médicos na especialidade de urologia à uma clientela que, por razões diversas, demandava atendimento no setor privado, talvez por ser mais ágil e eclético.
A equipe então nascente, tinha por valores: qualidade dos serviços prestados, responsabilidade, inovação, observância dos preceitos éticos da medicina, humanização dos serviços oferecidos, atualização contínua do conhecimento da especialidade, disponibilização de novos instrumentais e tecnologias à comunidade assistida e interação com especialidades correlatas.
Em 1989, com pequenas alterações no grupo original, o UROCENTRO mesclou-se com o núcleo do Hospital Santa Lúcia e se consolidou como o primeiro grupo de especialistas em urologia de Brasília. Essa fusão levou o UROCENTRO a fortalecer suas propostas originais e a servir de modelo para a formação de outros grupos, fortalecendo o desenvolvimento da nossa especialidade em todo o DF.
Em 1992, o UROCENTRO adquiria a sua sede própria no Centro Clínico Sul, expondo-se à maior visibilidade junto ao seu público alvo e expandindo suas atividades.
No início da década de 2010, agregaram-se dois novos profissionais ao seu quadro médico, por um lado dando mais dinamismo às suas atividades e por outro promovendo a renovação dos seus quadros.
Em maio de 2011, visando dar novo fôlego a clínica e fomentar a renovação de seu quadro funcional, o grupo promoveu o desligamento de alguns profissionais, incorporou novos jovens profissionais e também estendeu um braço de atendimento no Hospital Santa Lúcia. Atualmente a clínica conta com dez urologistas.
No bojo dessas transformações, sempre visando o avanço do UROCENTRO, transferimos a sede da clínica para um novo e amplo espaço, com arquitetura contemporânea, localizada no Edifício Advance, Quadra 915 Sul e mantivemos o braço funcional no Hospital Santa Lúcia.